Ontem foi dia de São João Baptista, festas juninas rolaram, dia de alegria e de muitos foguetórios. No sincretismo religioso com a Igreja Católica êste santo corresponde a Shangô no Candomblé de Kêtu/Nagô, advindo da Nigéria: suas qualidades principais são Ayrá Untilé, Afonjá, Agodô, Alafin etc. São suas esposas preferidas Oiá
Nanã desconfiada, rainha das lagoas e responsável pela morte, sabendo que seu marido anda meio alquebrado e cansado, já havia entrado no palácio e manda procurar por êle, inclusive nas masmorras, onde foi encontrado coberto de pó preto, pés e dedos com entorse significativa que nem andar podia. Shangô quando soube por Nanã, do acontecido, manda punir seus carcereiros por incompetência e falta de probidade no exercício de suas tarefas no cárcere. A cólera de Nanã leva à morte vários dêles por doença ou mesmo velhice...precisando de um ebó ikú de Oiá para salvá-los, com muitos palavrões e chingamentos. Ikú a un ló!!! Shangô os condena a doze anos de prisão por isso, e muitos morreram, claro... Oiá ou Iançã se separa temporariamente de Shangô, que fica com Oshoun, entra por dentro das matas, sobe aos céus, faz ventania, chover e roncar trovoadas.
Shangô que tem pavor de Egun, filhos de Oiá, porisso brigam por certo tempo, pois o rei não quer eguns por perto, daí oshoun engravida e teve os ibejis, S Cosme e Damião no sincretismo religioso, por serem santos meninos, que adoram vatapá , caruru e muitos doces. Adoram galinha ensopada e acaçá. Tudo no candomblé é consumido internamente pelos filhos de santo, yaôs, e frequentadores das festas, sòmente os ossos são despachados nos matos e rios. Também gostam muito de dinheirinho... e guardam em seus bolsos, dinheiro oferecido a orishá não se despacha, retira-se depois antes das entregas dos ebós, se oferecido no entanto a eshu este não aceita, então eu prefiro não colocar para não ter que despachar nas ruas e trilhas das matas. Oshoun fica louca que Iançã volte pois ela oshoun não aguenta a virilidade de shangô, já Oia adora. Alguns até a chamam de pombagira do candomblé de ketu. No Ketu não tem pombagira, eshus de encruzilhadas nem pretos velhos, caboclos mesmo que sejam os boiadeiros, na Angola sim...estes dançam na sala do terreiro e dão até consultas, são muito brincalhoes e divertidos... Shangô so come das mãos de Oiá que prepara seu omalá com verdadeiro esmero, oshoun é preguiçosa, e só vence guerra com bolinhos com ervas daninhas que podem até envenenar seus inimigos. Iançã sai para a guerra vestida de guerreiro acompanhando Shangô.
Obá outra orisha yabá, louca por shangô por sua virilidade, sofre de sexo compulsivo e então pergunta a Iançã como se prepara a comida de Shangô, então Oiá diz o segredo, coloque uma de suas orelhas cortada na comida do rei, e êste quando tira a tampa e vê a orelha cortada de Obá, a regeita e a manda embora de vez, esta se mete por dentro das matas e dizem que se transforma em búfala. Obá queria a coroa de Iançã acaba virando bicho.
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